A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) divulgou o seu boletim Rio Exporta referente ao ano passado. De acordo com o estudo, as exportações do Estado do Rio de Janeiro tiveram um aumento de 47% se comparado ao ano anterior, as transações movimentaram mais de US$ 20 bilhões, um recorde. Com relação às importações, houve um aumento de 14%, o que também foi um recorde.
Em declaração, Guilherme Mercês, gerente de Estudos da Firjan, afirmou que um dos principais influenciadores desse resultado foi a atual posição do Estado no cenário internacional. Para ele, 2011 foi um ano que marcou o crescimento de diversos países, o que fez com que o Brasil, em especial o Rio de Janeiro, aproveitasse mais as oportunidades desse mercado.
Outro ponto a favor do Rio de Janeiro foi a entrada da Companhia Siderúrgica do Atlântico no Estado, vale lembrar que a produção da empresa é destinada ao mercado internacional, o que faz com as vendas para o exterior aumentem.
Ainda segundo Guilherme Mercês, a expansão mundial foi de 4%, enquanto no Brasil essa expansão foi de quase 3%.
Por Joyce Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?