Crescimento econômico brasileiro – Previsões de queda em 2012

  

  

A economia brasileira, embora passe por um momento estável, não recebeu uma boa notícia. O  Fundo Monetário Internacional (FMI) reavaliou a projeção para o crescimento econômico do país e o índice caiu de 3,6% em 2011 para 3% em 2012.

A expectativa é que o cenário melhore no ano que vem, quando o crescimento esperado é de 4%.


As estimativas foram divulgadas nesta terça-feira (24/01) através da versão atualizada do Panorama Econômico Mundial, documento oficial do FMI que faz a análise da evolução econômica das nações.  

As projeções do FMI são mais pessimistas do que o mercado financeiro no Brasil. O Banco Central realizou uma pesquisa com analistas econômicos privados e segundo o resultado, a economia brasileira vai apresentar um crescimento de 3,3% em 2012 e de 4,25% em 2013.

O fato é que, se as projeções do FMI forem confirmadas, o Brasil que apresentava um futuro econômico promissor, voltará a crescer abaixo da média global. Uma decepção até mesmo para os especialistas, já que surpreendentemente registrou em 2010 um desempenho bem superior à média mundial. Nesse ano, o país atingiu o crescimento de 7,5%, enquanto a média de avanço econômico global foi de 5,2%.  

  

Veja também:  Melhores Cidades para Empreender no Brasil

Por Larissa Mendes de Oliveira

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *