A economia brasileira, embora passe por um momento estável, não recebeu uma boa notícia. O Fundo Monetário Internacional (FMI) reavaliou a projeção para o crescimento econômico do país e o índice caiu de 3,6% em 2011 para 3% em 2012.
A expectativa é que o cenário melhore no ano que vem, quando o crescimento esperado é de 4%.
As estimativas foram divulgadas nesta terça-feira (24/01) através da versão atualizada do Panorama Econômico Mundial, documento oficial do FMI que faz a análise da evolução econômica das nações.
As projeções do FMI são mais pessimistas do que o mercado financeiro no Brasil. O Banco Central realizou uma pesquisa com analistas econômicos privados e segundo o resultado, a economia brasileira vai apresentar um crescimento de 3,3% em 2012 e de 4,25% em 2013.
O fato é que, se as projeções do FMI forem confirmadas, o Brasil que apresentava um futuro econômico promissor, voltará a crescer abaixo da média global. Uma decepção até mesmo para os especialistas, já que surpreendentemente registrou em 2010 um desempenho bem superior à média mundial. Nesse ano, o país atingiu o crescimento de 7,5%, enquanto a média de avanço econômico global foi de 5,2%.
Por Larissa Mendes de Oliveira
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?