A agência de classificação de riscos Standard & Poor's afirmou que probabilidade de recessão na zona do euro é de 40 %.
Durante uma teleconferência, o analista de crédito Moritz Kraemer afirmou que o risco de recessão está aumentando e que isso poderia levar a zona do euro a registrar uma contração de aproximadamente 1,5%.
A afirmação ocorre após a agência anunciar o rebaixamento dos ratings da dívida soberana de 9 dos 17 países membros da zona do euro.
A Standard & Poor's também fez uma crítica à atuação do Banco Central Europeu em relação à falta de ação da instituição em relação aos títulos de dívida do bloco. Tiveram sua nota rebaixada França, Áustria, Chipre, Itália, Portugal, Espanha, Malta, Eslováquia e Eslovênia.
O rating da agência indica a situação econômica das contas públicas do governo, e quanto menor o índice, maior o risco do país não ter condições de cumprir com o pagamento de suas dívidas. Isso eleva a taxa de juros cobrada por credores ao comprar títulos da dívida pública do país, dificultando o orçamento dos governos.
As novas notícias em relação à crise econômica da zona do euro levaram as principais bolsas mundiais a fecharem em queda nesta sexta-feira (dia 13 de janeiro). O Ibovespa caiu 1,29%, o índice Dow Jones caiu 0,39% e o Nasdaq sofreu uma queda de 0,51%.
Por Lucas Ferreira
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?