Crise na Europa – Fitch pode Rebaixar a Nota de Países Europeus

A agência de classificação de riscos Fitch ameaçou hoje (16/12/2011) rebaixar as notas da França, Espanha, Itália, Bélgica, Irlanda, Eslovênia e Chipre. De todos esses países, França, Espanha e Itália são os casos mais sérios sobre o ponto de vista macroeconômico, visto serem economias com maior peso.

As agências de classificação tem sido alvo de duras críticas devido à ação aparentemente muito mais política do que propriamente ligada aos interesses econômicos, mas mesmo assim continuam sendo capazes de abalar o mercado com suas análises e revisões na classificação de empresas e países.

A questão é que a Europa vive um momento delicado, tentando encontrar soluções para problemas de grandes proporções, e principalmente tentando encontrar meios de reverter, ou pelos menos minimizar, o movimento de queda dos mercados, o que poderá levar a uma recessão ao longo de 2012.

Seja como for, as agências de classificação de risco lançam suas ameaças de rebaixamento ao mesmo tempo em que observam a movimentação dos chefes de governo e ministros da economia, todos empenhados no projeto de resgate do Euro, a moeda comum europeia, que passa por um momento de incertezas.

Por Luiz Moreira

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies