Nesta quarta-feira (14/12/2011), foram divulgados pelo Banco Central os dados da economia nacional no terceiro trimestre de 2011. Os números respectivos a outubro e ao terceiro trimestre apontam uma retração de 0,32%.
Em novembro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) estacionou nos 138,61 pontos, enquanto que nos meses anteriores (agosto e setembro) a capitalização brasileira apontou uma retração de 0,11%. O índice indicou a acréscimo de 3,04%, chegando a avançar 3,39% nos últimos 12 meses.
Medidas mais enérgicas estão sendo adotadas pelo Governo Federal, como planos inéditos de crescimento, a fim de controlar o declínio da atividade econômica. Uma das determinações é a redução nos impostos dos eletrodomésticos (linha branca), visando estimular a venda.
Em novembro, foi acatada pelo Banco Central a diminuição da Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) em 11% ao ano.
Guido Mantega, ministro da Fazenda, explicou que a economia do país está se recuperando, e até o fim de dezembro, deverá voltar a alavancar.
Espera-se que a economia brasileira alcance um crescimento entre 4% e 5% em 2012.
Por Rachel Bressan
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?