Banco Central divulga Relatório Focus – Previsões para 2012



O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (12/12/2011) um relatório de mercado, o FOCUS, onde informa o avanço econômico no ano de 2011 e as estimativas de crescimento para o próximo ano.

Atualmente o Brasil segue um regime de sistema de metas e o Banco Central tem como objetivo estabilizar os juros, caso contrário não conseguirá realizar as metas que já estão pré-estabelecidas para o ano de 2012.



Para o próximo ano o BC precisa controlar a inflação de até 4,5%, com transigência de até dois pontos percentuais para mais ou para menos. Assim, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), pode atingir de 2,5% a 6,5%, sem descumprir a meta.

Segundo economistas, o mercado financeiro irá recuar em 2012, com taxa de 10,50% no mês de janeiro, 10% em março e finalmente 9,50% ao ano no mês de abril, fechando neste percentual.



Ainda segundo os mesmos, o PIB também teve queda de 3,09% para 2,97%. Sendo esta a terceira baixa sucessiva, tendo como principal motivo o não reestabelecimento financeiro internacional com a queda do dólar, tal fato afetou também o Brasil que não teve nenhum aumento no PIB neste terceiro semestre do ano de 2011.

O relatório prevê estabilidade comercial para o ano de 2012, com aumento nas exportações e avanço na balança comercial, pois no ano de 2011 os dados foram de US$ 17 bilhões para US$ 17,45 bilhões de superávit.

Por Aline Gomes

Leia também:  Representante dos EUA chega ao Brasil para ressuscitar negociações sobre livre comércio

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *