PIB do Brasil – 3º Trimestre de 2011 não apresenta Crescimento




Na última terça-feira, 06 de dezembro, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constatou que o PIB do 3º trimestre de 2011 não teve crescimento em relação ao anterior.


A queda no período de julho a setembro pode ser um reflexo do aumento da taxa de juro de 12,25% para 12,50%, medida tomada pelo Copom para contenção da inflação no meio do ano.

Ainda assim, de acordo com a Fecomércio-SP, o faturamento do comércio subirá 7% em relação ao ano de 2010, o que equivale a R$ 1,15 trilhão.

Para Thais Herédia, colunista do G1, outro fator que pode ter contribuído para essa queda foi o medo dos efeitos da crise europeia no Brasil. O que, naturalmente, deixa investidores mais receosos, acarretando certa desaceleração no processo de crescimento pelo qual o país passa.

Contudo, o governo mantém o objetivo de crescer 3% ainda esse ano.

Para não prejudicar as vendas de natal, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) da chamada linha branca. A medida vigorará até março de 2012 e busca manter o consumo doméstico do país.

Por Felipe Ogawa

Leia também:  Bolsa de Valores - Empresas criam sistema de transferência sem fio nos Estados Unidos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *