Crise na Europa – BCE cria Mecanismos para Proteger Bancos





O BCE (Banco Central Europeu) anunciou hoje um novo mecanismo para proteger os bancos europeus dos possíveis desdobramentos da crise econômica iniciada na Grécia. São medidas que garantirão a oferta de recursos a preços e prazos bastante acessíveis, mesmo para as instituições financeiras que eventualmente estejam em maior dificuldade.

Os recursos poderão ser tomados na forma de empréstimos, com prazo de pagamento para 36 meses, mais 1 ano de carência (1 ano para começar a pagar a primeira parcela). Isso é tempo suficiente para que um banco em dificuldade reestruture suas operações e se erga novamente.




Como medida adicional e visando aumentar o giro de capital dos bancos, o BCE reduziu o Reserve Ratio (mecanismo similar ao depósito compulsório aplicado pelo Banco Central do Brasil às instituições bancárias que operam no país) de 2% para 1%.

Com essas medidas a expectativa é que as instituições bancárias possam manter-se firmes, suportando efeitos como a fuga de capitais e a elevação no número de saques das contas de seus clientes.


Veja também:  Pagamento de Boletos em Qualquer Banco

 

Por Luiz Moreira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *