A Standard & Poor's elevou, no dia 17 de novembro, o risco soberano de longo prazo do Brasil para BBB. A nota brasileira era BBB-. Isso significa que o país tem qualidade média de investimento na avaliação de profissionais consultados pela agência.
A avaliação repercute positivamente no cenário econômico brasileiro, já que o país avança dentro de uma crise econômica mundial. O risco de longo prazo da moeda foi elevado de BBB+ para A, enquanto os ratings de curto prazo permaneceram em A-2 para moeda local e A-3 para moeda estrangeira.
Em nota, a agência afirmou que a administração da presidente Dilma Rousseff mantém o compromisso com as metas fiscais, além de se valer de instrumentos de política monetária a fim de influenciar a economia interna. A perspectiva do país é estável.
Em outubro, a agência Fitch confirmou a nota de risco brasileira em BBB, também com perspectiva estável. A japonesa R&I Japan também já havia elevado a nota do Brasil.
As notas de crédito são publicadas a partir da situação financeira do país, das condições do mercado mundial, além da opinião de vários especialistas.
Por Lorena Matuziro
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?