Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) – Fevereiro 2011



Uma das características mais constadas nos últimos meses, pelo Brasil, foi o índice de confiança de consumidores e empresários em meio à economia do país, que desde 2009 apresenta índices positivos. Com a mudança do governo, novas medidas restritivas a partir do Banco Central (BC), entre outros, estima-se que 2011 venha a ser um período mais ameno para praticamente todos os ramos de atividades.

Os primeiros sinais de desaceleração já começaram a aparecer. De acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o otimismo dos empresários cedeu 6 pontos em fevereiro de 2011 em relação ao período análogo de um ano antes, para 61,8 pontos.



Para Marcelo Azevedo, economista da confederação, a diminuição do otimismo tem por base o abrandamento da atividade econômica nos últimos meses. Mesmo assim, o empresariado se mantém otimista, pois calculado numa escala de zero a 100 pontos, o ICEI constata otimismo quando a pontuação ultrapassa o valor 50.

A CNI revela que a diminuição no otimismo deste mês ocorreu em todos os portes de empresa, com destaque à região Sul, que registrou baixa de 7,3 pontos no índice.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Embraer - Recuperação Pós Crise Econômica

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *