Produção industrial brasileira tem queda no final de 2010



O setor industrial brasileiro é habitualmente relatado nos principais portais de comunicação por meio de dados estatísticos, perspectivas futuras e toda a cadeia que o envolve. A indústria do país tem sofrido um pouco quanto à competitividade em relação a outras nações, gerando inquietação entre os compreendidos no segmento, como é o caso do ramo de máquinas e equipamentos, que comumente cobra do governo soluções para melhorar a competição.

No último mês de 2010, a produção do setor arrefeceu 0,7% sobre os 30 dias imediatamente anteriores após apresentar estabilidade nos quatro períodos antecessores (agosto a novembro). Contudo, na comparação com dezembro de 2009 ocorreu progresso de 2,7%, mas inferior aos 5,3% no mesmo sistema de confronto de novembro.



De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2010 terminou com índice 10,5% no quesito produção industrial, abaixo, porém, do crescimento médio registrado entre janeiro e novembro, de 11,2%.

O IBGE revela que a produção no segmento, no 4º trimestre do ano passado, foi maior em 3,3% que o período igual de 2009, porém apresentou basicamente estabilidade em relação aos três meses imediatamente anteriores ao contabilizar índice negativo de 0,1%.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: IBGE

Leia também:  Banco central irá intervir em cooperativa de crédito de Santa Catarina

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *