Uma das principais commodities do mundo, o café é também a segunda bebida mais consumida. As exportações brasileiras da cultura cresceram 57,8% no mês passado em comparação a novembro de 2009, para mais de R$ 1 bilhão. De acordo com o Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o volume exportado também aumentou, mas 21,6%, para além de 3 milhões de sacos de 60 quilos.
Matéria exprimida pelo portal R7 certifica que no acumulado do ano até novembro as receitas dos exportadores do país abrangeram R$ 8,32 bilhões, alta de 28% em relação ao período igual de 2009. O volume de café, na mesma base comparativa, aumentou 6%.
Corroborando parcialmente com dados relacionados por Welber Barral, secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – uma vez que se referiu a dados gerais –, os Estados Unidos incrementaram suas compras em quase 11% desde janeiro, para 5,9 milhões de sacos, colocando a nação estadunidense como o principal comprador global do café tupiniquim.
Leia mais: MDIC – Exportações para os EUA – Previsão de Crescimento em 2010
Para Guilherme Braga, diretor da Cecafé, em todo o ano as exportações poderão chegar a 33 milhões de sacos, situação que se confirmada representará alta de 10% ante os 365 dias de 2009.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?