IBC-Br – Crescimento em Setembro de 2010



Dados divulgados pelo Banco Central indicaram que o nível de atividade da economia voltou a crescer em setembro de 2010 após minutar estabilidade entre julho e agosto. O Índice de Atividade Econômica da entidade, o IBC-Br, sintetizou 140,15 pontos, avanço de 0,68%, o maior aumento assistido desde março ultimo.

Informações do BC também apontaram expansão do IBC-Br no terceiro trimestre de 2010, de 0,33% em comparação ao período imediatamente anterior. Segundo o portal de notícias G1, no confronto anual ante julho e setembro do ano passado o progresso chegou ao índice de 6,79%.



Apesar desses números interessantes, o Banco Central brasileiro indica diminuição no ritmo de crescimento no transcorrer deste ano. No acumulado anual até setembro o avanço da economia abraçou 8,84% ante período análogo de 2009. No aglomerado entre janeiro e agosto, porém, a expansão abarcava o índice de 9,2%, ante 9,65% observado até julho e 10,29% até maio.

Conforme citação veiculada pelo G1, o IBC-Br é um dos instrumentos utilizados pelo Banco Central para antecipar o índice do Produto Interno Bruto (PIB) e auxiliar a autoridade a definir a Selic, a taxa básica de juros da economia.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Economia Mundial - Ranking das Maiores Potências do Mundo

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *