IGP-M – 1ª Prévia de Novembro de 2010





A primeira prévia do mês de Novembro do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) mantém a tendência de alta que se verifica no aumento em todos os índices inflacionários registrando um aumento de 0,79%, enquanto na mesma prévia do mês de Outubro, a elevação ficou em 0,75%, conforme dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No ano a alta está na faixa de 9,85% e em doze meses em 9,56%. Em comparação com outro indicador, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) a diferença encontra-se em quase 100%, já que o IPCA acumula uma alta no ano de 4,38% e em doze meses até Outubro alta de 4,31%.

De acordo com técnicos esta diferença entre os dois índices é resultado de diferenças entre os períodos de coleta e o peso dos itens de consumo que compõem a análise. O que fica evidente, no entanto, é que ambos indicam uma subida forte da inflação e que parece ser a tendência para o futuro.




Usado como indexador para o cálculo do reajuste dos aluguéis, o IGP-M vem apresentando seguidas altas em suas apurações o que com certeza elevará os preços dos aluguéis com reajuste neste mês bem acima do índice oficial da inflação.

Composto por três indicadores, o IPA (Índice de Preços por Atacado) que apresentou alta de 1,02%, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) alta de 0,39% e INCC (Índice Nacional de Custos da Construção Civil) com alta de 0,22%, o IGP-M teve os dados coletados para esta primeira prévia do mês de Novembro entre os dias 21 e 31 de Outubro.


Por Mauro Câmara

Fonte:  Economia IG



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *