Um tema um tanto quanto esquecido pela imprensa tupiniquim é a aquisição de 36 caças pelo Brasil, então voltados à Força Aérea Brasileira (FAB). Na disputa figuram a Dassault (França) e seus caças de combate Rafale, a Boeing (Estados Unidos) e os FA-18 Super Hornet, e a Saab (Suécia), com seus Gripen NG.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do país, está tencionado a estabelecer negócios com os franceses. Nicolas Sarkozy, presidente da nação europeia, voltou a mencionar que poderá conseguir vencer a licitação e estabelecer, finalmente, contrato com o Brasil.
Conforme matéria do portal de Economia UOL, a decisão do atual governo não tem prazo para ser anunciado, ou seja, deverá ocorrer durante a gestão da presidente eleita, Dilma Rousseff.
Além de Lula, Nelson Jobim, ministro da Defesa, mostrou vontade em fechar acordo com a fabricante francesa, por outro lado, a própria Aeronáutica indica os suecos como favoritos.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?