Guido Mantega, ministro da Fazenda, que participou da reunião do G20 (20 maiores economias do planeta), endossou mais uma vez a substituição do dólar por um pacote de moedas como novo referencial ao mundo, justamente pela moeda estadunidense se mostrar, nos dias atuais, frágil.
Em sua avaliação, Mantega crê que a disposição natural é que na medida em que outras economias apareçam, um sistema múltiplo de moedas se faça necessário, mesmo com dificuldades de se levar o projeto adiante num primeiro instante.
Conforme discurso divulgado pela agência de notícias Reuters, Mantega assevera a diversidade de moedas como algo possível, mas a habituação do comércio sobre o dólar torna essa mudança um pouco mais complicada. Tempos atrás, assinala, quem ordenava a economia global eram somente duas ou três nações, mas atualmente a configuração está diferente.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?