Lula sugere outra moeda comercial no lugar do Dólar

A poucos dias do término de seu segundo mandato à frente do país, Luiz Inácio Lula da Silva endossou na quinta-feira, 11 de novembro, debates em torno de alternativas à moeda norte-americana como ponte nas transações comerciais. Em seu ver, a principal peleja do Brasil é com China e com os Estados Unidos.

Já em Seul, Coreia do Sul, onde participa da reunião do G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta), Lula relacionou que a situação atual, de guerra cambial, não pode continuar. Ao defender a ideia de outra moeda para o comércio, Lula salientou que o debate já ocorre entre o país, Rússia, Índia e China, todos integrantes do BRIC.

Conforme menção à agência de notícias Reuters, o ex-sindicalista afirma que desde 2009 convoca o BRIC para elaborar uma maneira de trocar o dólar nas transações. Para ele, é um trabalho de persuasão.

No objetivo de melhorar um pouco o cenário atual, por fim, Lula pondera que os produtos brasileiros têm de ser exportados por meio de aumentos no comércio exterior.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Dólar apresentou alta de 1% e ficou acima de R$ 2,35

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *