Possibilidades de Baixar os Juros em 2011

Um dos pilares da política de combate a inflação nos últimos tempos, as altas taxas de juros, que tem ajudado a manter o controle sobre os índices inflacionários, mas que por outro lado também sufocam a economia e oneram o setor produtivo pode estar com os dias contados. De Seul, onde se encontra para a reunião de cúpula que reúne as vinte maiores economias do mundo, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, conforme matéria do site Economia UOL, que a partir de 2011 no governo Dilma haverá a possibilidade da baixa dos juros, sem se descuidar em nenhum momento do controle da inflação.

O que possibilitará esta queda de juros, além de outras medidas para continuar se mantendo a inflação sobre controle, será a diminuição nos gastos públicos, uma meta que a presidenta Dilma reiterou diversas vezes que vai buscar como objetivo principal, assim como o recuo dos subsídios do BNDES.

Sobre a inflação oficial que vem aumentando conforme indica os últimos índices divulgados, o ministro disse que isto está acontecendo em função da alta das commodities e do preço dos alimentos, consequências, segundo o ministro, da atual conjuntura internacional e não quer dizer necessariamente que o problema seja local em função do planejamento de controle da inflação realizado pelo governo. E reafirmou que nem o governo Lula e nem o governo Dilma não descuidarão do controle da inflação, que é sem dúvida nenhuma a base fundamental da política econômica do governo para poder desenvolver todos os seus planos e projetos.

Por Mauro Câmara

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies