Informações enunciadas na sexta-feira passada, 5 de novembro, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) relacionaram que o índice de inflação na capital paulista apresentou robusta celeridade entre setembro e o mês passado.
O Índice de Custo de Vida (ICV) calculado pela instituição contabilizou variação positiva de 0,93% em outubro, ante levantamento de 0,53% assinalado no mês imediatamente anterior. Segundo o Dieese, o principal responsável pelo crescimento desse medidor foi o conjunto Alimentação, que apresentou alta de 2,47% entre um mês e outro.
Delimitado por subgrupos segundo o portal de notícias G1, os produtos in natura contraíram avanço de 4,06%, enquanto mercadorias da indústria alimentícia avançaram 1,62%.
O grupo Transporte também contabilizou aumento significativo, de 1,07%, devido à alta de 2,62% nos preços praticados nos combustíveis, com evidência para o álcool (7,36%). Este último caso, inclusive, já era esperado, uma vez que o término precoce da safra da cana tem empurrado os custos para cima.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?