FMI – Economia Mundial – Crescimento em 2010





A economia mundial atravessa exatamente neste momento um ambiente de incertezas. Além de a desaceleração do crescimento funcionar como espécie de nuvem negra sobre os países, o anúncio da injeção de US$ 600 bilhões em títulos do governo a partir do Federal Reserve, o banco central norte-americano, nos Estados Unidos, só aumentou as preocupações.

Segundo Olivier Blanchard, economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento global será entre 3% e 4% em 2010, prognóstico similar a ser constatado no ano que vem. Com essa declaração, de acordo com a Band Online, a entidade revisa para baixo as estimativas apregoadas há cerca de um mês.




Para detalhar de maneira mais abrangente suas expectativas, Blanchard prevê progressão nas nações desenvolvidas de 1% a 2%, enquanto nos países emergentes entre 6% e 8% (podendo estes últimos, inclusive, alçarem percentagens maiores).

Nos cálculos anteriores a entidade monetária acreditava em crescimento na casa de 4,8% para 2010 e outros 4,2% para o próximo ano.


Por Luiz Felipe T. Erdei



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *