A Lojas Marisa, rede varejista especializada em moda feminina, reportou avanço de 57,9% em seu lucro no terceiro trimestre deste ano em comparação ao período igual de 2009. Alguns fatores econômicos atuais ajudam a explicar o crescimento, tais como maior número de vagas formais criadas ao longo dos últimos anos, acesso ao crédito e poder de renda crescente por parte dos consumidores brasileiros.
A Lojas Renner, outra varejista de renome, assinalou lucro líquido de R$ 57 milhões no mesmo trimestre reportado pela Lojas Marisa, ou, em percentuais, aumento de 86,3% na mesma base comparativa. De acordo com a rede, a sustentação do ambiente macroeconômico favorável resultou em maior número de vendas e nível de inadimplência em menor patamar.
Assim como sua concorrente, a justificativa é o lançamento da coleção primavera-verão. Segundo Adalberto Santos, diretor de Relações com Investidores da varejista, o cenário era desafiador, porém a rede contou com o ajuste de vendas fortes e nível ameno de inadimplência para o sucesso.
Reportagem conduzida pelo portal de notícias G1 assinala que no acumulado entre janeiro e setembro deste ano a empresa acumula lucro próximo de R$ 185 milhões. Em relação a lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi constatado R$ 105 milhões no terceiro trimestre, superior em 18,5% ao observado nos três meses análogos do ano passado.
Por Luiz Felipe T. Erdei
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