Cana-de-Açúcar – Queda na Produção – Outubro de 2010



Uma das principais culturas do Brasil, fomentada principalmente quando o assunto é etanol, a moagem da cana-de-açúcar no Centro-Sul teve recuo de 4,05% nos primeiros quinze dias de outubro em comparação à segunda quinzena de setembro. Cálculo levantado pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única) revela que entre 1º e 15 deste mês mais de 26 milhões de toneladas foram trituradas.

Reportagem exprimida pelo portal R7 assinala que no confronto com a primeira quinzena do mês passado a queda foi de 29,92%, percentual bem acima do relacionado anteriormente. Desde abril, ocasião na qual foi principiada a safra, foram moídas quase 470,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 4,8% abaixo do acumulado no mesmo período da safra precedente.



Uma das principais causas justificadas pela Única foi o término precoce da safra 2010/11 realizado por 23 usinas até o limiar da primeira quinzena de outubro. O agente deste acontecimento foi a menor disponibilidade de matéria-prima, tanto que na safra 09/10 somente duas usinas haviam finalizado o processo no mesmo período.

Estritamente ao combustível etanol, desde abril foram produzidos cerca de 21,56 bilhões de litros. A questão da safra tem incidido no valor do produto final aos condutores, que nas últimas semanas tem crescido consideravelmente, mas ainda assim rentável em muitas unidades federativas brasileiras.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Facebook abre Capital e Cofundador Brasileiro Ganha Destaque na Mídia

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *