Brasil – Crédito total apresentou Crescimento em Setembro de 2010



Informações enunciadas na última terça-feira, 26 de outubro, assinalaram que o crédito total no país avançou em setembro, enquanto o índice de inadimplência arrefeceu para o menor patamar desde janeiro de 2009. O crescimento do estoque total disposto pelo sistema financeiro, o qual inclui recursos direcionados e livres, alçou alta de 1,8%, para R$ 1,6 trilhão.

Para Altamir Lopes, chefe do Departamento Econômico da instituição, o crédito ascende num percentual bem plausível e concernente à própria dinâmica sentida na economia. Segundo ele, como alguns indicadores abalizam, o terceiro trimestre ilustra certa manutenção no nível da atividade e ao crédito não poderia soar diferenciado.



A analogia entre o Produto Interno Bruto (PIB) e o crédito avançou para 46,7% no mês passado, superior aos 46,2% contabilizados em agosto deste ano. A inadimplência, por sua vez, tombou para 4,7%, ou seja, 0,1% abaixo do percentual diagnosticado anteriormente.

A alíquota média de juros cobrada pelos bancos decresceu em setembro ante o mês imediatamente anterior, para 35,1% sobre os antecedentes 35,2%. De acordo com a agência de notícias Reuters, em pessoas físicas o juro aumentou 0,1%, para 29% em setembro, diferentemente do observado nas empresas, as quais tiveram taxa elevada em 0,5%, para 39,9%.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Economista Alerta sobre Dificuldades na Economia Brasileira

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *