O varejo brasileiro tem apresentado bom crescimento neste ano, sobretudo se levada em consideração a baixa taxa comparativa de 2009. Segundo o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) por meio do Índice Antecedente de Vendas (IAV), o avanço nas vendas pelo setor aumentou 7,9% no mês passado em comparação ao período igual de um ano atrás.
Um pouco mais ameno em relação ao percentual acima conferido, para outubro o instituto avalia que o crescimento será de 7,7%, também no confronto anual, podendo subir para 7,9% em novembro, mas decrescendo, mais uma vez, no mês de dezembro. De acordo com o portal R7, pelo Índice a média anual da comercialização realizada pelo comércio abarcará 7,1%, portanto, a maior da série histórica, uma vez quem no ano passado e em 2008 se observou percentagens de 3,9% e 3,6, respectivamente.
Ratificando informações oficiais emitidas por institutos especializados e pelo governo brasileiro, o ingresso de cidadãos na classe média do país (cerca de 50,5% do total de pessoas) explica o aquecimento do consumo.
Por segmento, o de bens duráveis é o que melhor se comportou no período base em questão, com incrementos acima de 10%. No trimestre iniciado em setembro, estima-se que as vendas extrapolem o índice de 13% em relação ao período análogo de 2009.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?