Brasil – Setor de Turismo – Índices



Um dos setores que tem crescido amplamente pelo país é o de Turismo, decorrente em grande parte do maior acesso ao crédito e do aumento do poder de compra dos consumidores, estritamente relacionados, pois, ao crescimento das vagas formais de trabalho nos últimos meses.

Embora distante da atualidade, informações divulgadas pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na semana passada, indicaram que as atividades de turismo, entre as quais serviços de fotografia e hotéis, contraíram aumento de 22% entre 2003 e 2007. Segundo o portal de Economia Terra, o percentual é superior ao conjunto de todos os segmentos da economia brasileira, que ascendeu 19,3% no mesmo período citado.



Apesar do resultado, a geração de empregos observada no segmento não comboiou o ritmo geral, com incremento de 9,6% ante 12% constatado na média adjacente. O Produto Interno Bruto (PIB) contou com 3,6% de contribuição proveniente do setor de turismo.

Por outro lado, entre 2006 e 2007 o valor somado pelas atividades do segmento passou de R$ 73,9 bilhões para R$ 82,7 bilhões, crescimento de 4,8%, já com desconto inflacionário, porém inferior à taxa geral de 5,8%.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Instituições Bancárias brasileiras- Preparadas para eventualidades

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *