G20 – Reunião visa obter o Reequilíbrio Econômico

Conforme revelou sua assessoria, Guido Mantega, ministro da Fazenda, conversou por telefone com Timothy Geithner, secretário de Tesouro dos Estados Unidos, sobre uma possível pressão para que o G20 (grupos das 20 maiores economias do planeta) adote em sua próxima reunião a pauta sobre a questão cambial.

Nesse mesmo dia, 21 de outubro, Geithner afirmou que as principais moedas do globo estão em alinhamento. Aproveitou a oportunidade dada pelo Wall Street Journal em se expressar para afirmar que visa objetivos numéricos para déficits e superávits comerciais sustentáveis durante o encontro do G20 no intuito de colaborar para o reequilíbrio da economia mundial.

Conforme assinala o portal de Economia Terra, Geithner quer, ao convencer as grandes economias consideradas emergentes e outras desenvolvidas para contribuírem nas políticas cambiais, fazer com que a China permita uma apreciação de sua moeda, o iuan. Apesar dessas palavras, o secretário do Tesouro admite não existir uma concepção instituída do que é ou não justo.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies