Mês a mês políticos, empresários e entidades avaliam positivamente o crescimento da economia brasileira. Ontem, 21 de outubro, o Ministério da Fazenda voltou a estimar novos índices, desta vez de 7,5% no desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB), superior em relação ao relatório anterior divulgado em agosto, o qual abarcava previsão de 6,5%.
O documento enunciado, “Economia Brasileira em Perspectiva”, considera que a média de avanço do PIB pela próxima meia década, agregando 2010, deverá chegar num percentual de 5,9%. Segundo a agência de notícias Reuters, a expectativa do ministério é de que a demanda nacional cresça 10,3% mesmo em meio ao desempenho ameno observado pelo mundo.
A Fazenda avalia que o índice de inflação também está dentro da trajetória harmonizável com o atual desempenho da economia brasileira. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá subir 5,1% em 2010.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?