Produção Agrícola em 2009 – Valores apresentaram Queda



O agronegócio é um dos setores de maior destaque no Brasil, movimentando anualmente cifras sobre cifras. No ano passado, porém, o valor da produção agrícola chegou a R$ 140,8 bilhões, inferior em 5,3% aos dados acurados em 2008. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio do estudo Produção Agrícola Municipal (PAM), a diferença figura em cerca de R$ 8 bilhões entre um período e outro.

Embora o arrefecimento fora constatado no concernente a valores, a área plantada total avançou 0,3% de 2008 para 2009, totalizando, pois, 65,7 milhões de hectares. A pesquisa, de acordo com o portal de notícias G1, agrega 64 produtos fundamentais das lavouras permanentes e temporárias da agricultura brasileira.



O destaque negativo ficou ao milho, que teve diminuição de 13,9% em sua produção, ou seja, quase 8,3 milhões de toneladas a menos. A soja, produto de capital importância no referente a exportações, também apresentou baque, porém mais ameno, de 4,2%, ou 2,49 milhões de toneladas abaixo das verificadas em 2008.

Bastante danificada pela ausência de chuvas, a safra da soja foi mais afetada no Paraná, que além da diminuição observada na produção, culturas como café, feijão, milho e trigo também ilustraram preços abaixo dos praticados em 2008. Diferentemente, a cana-de-açúcar teve recorde contabilizado neste ano em 4% ante 2008, ou 671,4 milhões de toneladas.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Preços produtos importados tem queda nos Estados Unidos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *