IPCA-15 apresenta Crescimento em Outubro de 2010




Dados divulgados na última quarta-feira, 20 de outubro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) assinalaram que a inflação abalizada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA) cresceu com grande vigor no atual mês devido aos preços maiores dos alimentos.

No mês vigente o indicador avançou 0,62% após ter subido 0,31% em setembro. O percentual é superior em relação ao estimado por analistas questionados pela Reuters, que previam incremento de 0,54%. O grupo de Bebidas e Alimentação ascendeu 1,70% entre um período e outro, bem acima dos anteriores 0,30% do último levantamento.


Em nota, o IBGE aponta que as carnes foram as que mais contribuíram para o acréscimo do IPCA-15 em outubro, de 0,11%, com alta de 4,93%. O Frango também acompanhou a elevação, seguido do pão francês e do biscoito.

Matéria veiculada pela agência de notícias Reuters sopesa que outras esferas também contribuíram significativamente para o avanço do IPCA-15, tais como Habitação, com aceleração de 0,49% em outubro sobre os 0,32% anteriores, e Artigos de Residência, para 0,70% contra o índice precedente de 0,18%.

Por Luiz Felipe T. Erdei




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *