Tanto se tem comentado sobre a desvalorização do dólar ante o real, mas poucas são as entidades capazes de mensurar, com exatidão, os efeitos mais recentes. Exceção – existem outras, claro – é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que neste início de semana revelou queda em 12%, no acumulado dos últimos 12 meses, em alguns produtos eletrônicos.
A queda da moeda norte-americana não tem sido o único ponto de análise. O rápido avanço tecnológico, em que novas mercadorias são inseridas no mercado num prazo menor de tempo, e o aumento da concorrência também atenuaram, de acordo com a FGV, sobre o arrefecimento nos preços.
Os bens que tiveram seus preços mais decrescentes foram os videogames, em 9,67% desde o início de 2010, e a televisão, 8,23%. Outro produto intensamente consumido, o celular, teve baque de 5,19%.
Outros produtos, de acordo com a Band Online, não sofreram tanta queda, como é o caso de aparelhos de DVD, de 1,99%, computadores e periféricos, de 2,66%, e aparelhos de som, 3,97%.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?