Ipea – Crescimento Econômico – 3º Trimestre de 2010



O crescimento brasileiro tem se configurado como um dos mais notáveis em todo o mundo, embora a China e a Índia tenham conquistado números mais elevados. Roberto Messenberg, coordenador do Grupo de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), prevê que os primeiros indicadores da economia do terceiro trimestre deste apontarão para um caminho mais ameno, com alguma probabilidade de celeridade entre outubro e dezembro.

Para Messenberg, apesar de alguns fatores contribuintes no estímulo à economia, tais como isenção do Imposto sobre Produtos Industrializado (IPI), a demanda interna permanece espelhando melhorias nos patamares de confiança – tanto a partir dos empresários como da própria população.



Em matéria veiculada pelo Estadão, o economista considera como triviais o crédito mais facilitado, o emprego em alta e a renda da população cada vez mais elevada, segundo dados oficiais, convergindo, pois, com a criação de postos de trabalho formais ao longo deste ano. Para o Ipea, o Produto Interno Bruto (PIB) encerrará 2010 com expansão entre 5,5% e 6,5%.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Leia também:  Varejo - Faturamento em 2010

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *