IGP-10 – Índice apresenta Alta em Outubro de 2010



Após a alta de 1,12% constatada em setembro, o Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) voltou a subir em outubro, desta vez em 1,15%. Segundo informações exprimidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), as futuras leituras, estritamente a partir do mês que vem, deverão ficar abaixo de 1%.

Para Salomão Quadros, economista da entidade, a pretendida desaceleração de novembro em diante já seria considerada razoável. No mês atual, o preço do feijão foi o maior algoz, pois apresentou ascensão de 43,03%, bem diferente do arrefecimento diagnosticado no mês passado, de 7,71%. A mercadoria, por si só, foi responsável por uma fatia de 0,38% da alta no atacado, que chegou a 0,28%.



Quadros pondera que uma avaria na terceira safra de feijão na Bahia obrigou o país a importar o produto da China. Mesmo assim, de acordo com a agência de notícias Reuters, acredita que em toda situação em que existe forte alta, uma desaceleração é igualmente predominante. No acumulado e nos últimos 12 meses o IGP-10 aglomera elevação de 8,51%.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Leia também:  União Europeia - Recuperação Econômica

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *