IPC-S – Inflação apresentou Alta na 1ª Semana de Outubro de 2010



A FGV (Fundação Getúlio Vargas) realiza a pesquisa de diversos índices e indicadores inflacionários do país e entre eles o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) que é pesquisado em sete das principais capitais do país e na apuração da primeira semana de Outubro este índice indicou alta em todas as sete capitais confirmando a tendência de subida da inflação que vem se verificando nas últimas apurações.

Na apuração geral o IPC-S teve uma aceleração de preços da ordem de 0,66%. Na comparação com a última medição divulgada houve um acréscimo de 0,20 ponto percentual, muito determinado pela inflação que está se verificando no grupo alimentação e que vem empurrando a inflação para cima.



Por capitais os aumentos são consideráveis e a maior taxa apurada foi em São Paulo cuja variação ficou em 0,98% contra os 0,83% da última medição com aumento em todas as classes de despesas que compõem o índice. A seguir vem o Rio de Janeiro com aumento de 0,55% contra 0,33% da última verificação. Dos sete grupos de despesas no Rio de Janeiro cinco apresentaram aumentos, os maiores foram alimentação e vestuário. Seguindo o ranking vem Belo Horizonte com a taxa nesta primeira semana de Outubro do IPC-S na casa de 0,42%, enquanto na última apuração o índice ficou em 0,23% com seis grupos de despesas apresentando aumentos.

Salvador com 0,37%, Brasília com 0,36%, Recife com 0,29% e Porto Alegre com 0,17% foram às outras capitais onde este índice indicou aumentos confirmando a subida da inflação, embora ainda dentro da meta estipulada pelo governo, a espiral de subida indica dever haver uma maior atenção na economia nos próximos meses.



Leia também:  Brasil - Atualização do Crescimento Econômico 2010

Por Mauro Câmara

Fonte: G1

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *