Buenos Aires – Compras de Turistas Brasileiros – Crescimento em Setembro de 2010



Um dos destinos mais vislumbrados pelos brasileiros, Buenos Aires é tido como um local bem atrativo e simpático. O tango, dança amplamente fomentada na Argentina, atrai atenção especial devido à sensualidade e precisão dos passos, tanto que é representada, por exemplo, por meio de competições de danças promovidas em canais de televisão do Brasil.

No mês passado, segundo dados divulgados pela Global Blue, uma das companhias locais responsáveis por operar o sistema de restituição do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), as compras de turistas brasileiros, em Buenos Aires, aumentaram 214% em comparação a setembro de 2009.



A alta foi tão considerável, de acordo com o portal de Economia UOL, que uruguaios, chilenos, norte-americanos, venezuelanos e espanhóis não conseguiram chegar a índices semelhantes. Por outro lado, uma estatística nada positiva acompanhou o crescimento de compras feitas pelos brasileiros: foco de quadrilhas especializadas em furtar mochilas, bolsas e carteiras na capital argentina.

Em setembro, por exemplo, mais de 2,1 mil brasileiros buscaram o documento Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), fornecido excepcionalmente pelo consulado quando são reportados casos de roubo ou perda de documentos. No período igual do ano passado, foram menos de 1,4 mil autorizações.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  INCC - Alta em Setembro de 2010

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *