Crise Econômica Mundial – Recuperação deverá levar de 3 a 5 anos



O colapso financeiro mundial continua nublando as expectativas de institutos e economistas em todo o globo. Mohamed El-Erian, diretor-executivo da Pimco – administradora de fundos de investimento – acredita que para superar em sua totalidade os efeitos da crise, três a cinco anos serão necessários.

Para El-Erian, a guerra – em citação à crise – foi vencida, porém, o mesmo não ocorreu em relação à tão almejada paz. Acredita que a reorientação dos ingressos de capitais das economias centrais para os países emergentes, como é o caso do Brasil e da China, tendem a gerar um efeito negativo sobre a valorização demasiada das moedas, tendo de ser circundada por meio de intervenções fiscais e monetárias.



Em matéria veiculada pelo Estadão, o diretor-executivo acredita que as nações avançadas estão perdendo o momento ideal para o reconhecimento de problemas permanentes. Com isso, correrão riscos de adentrarem numa década perdida de crescimento ameno, desemprego elevado e a consequente deterioração do bem-estar social. Neste ínterim, El-Erian sopesa que se complica ainda mais o desafio de alguns emergentes administrarem a atual fase de crescimento de suas economias.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Leia também:  Governo Francês Reve Previsão Econômica para 2009-2010

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *