Economia Brasileira – Grandes Desafios



A economia brasileira é bem visualizada em todo o mundo (com algumas exceções), tanto pelo crescimento estimado ao Produto Interno Bruto (PIB) deste ano (em torno de 7,5%), como, também, pelo otimismo da população, aumento do número de empregos e bons prognósticos para um futuro breve.

Relatório feito pelo instituto Brookings avalia que a conservação do desempenho da economia será um desafio para o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os tópicos relacionados, diminuição dos gargalos infraestruturais, expansão dos benefícios sociais (Bolsa-Família, por exemplo) e arrefecimento do peso da carga de tributos.



Com todos esses indicativos o Brookings consente não ser nada fácil e que desvendar uma solução para solucionar cada impasse será o grande desafio do novo governo. Mesmo com a forte demanda da China pelas commodities (soja e milho, por exemplo), o instituto acredita que em algum tempo, provavelmente em meia década, o atual cenário econômico será menos sentido.

Analistas responsáveis pelo relatório, segundo a Folha Online, acreditam que o país corre o risco de contrair superaquecimento econômico devido às pressões ao caixa do governo por causa da ampliação dos auxílios sociais.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Economia Brasileira - Previsões de Crescimento do PIB em 2010

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *