A economia brasileira é bem visualizada em todo o mundo (com algumas exceções), tanto pelo crescimento estimado ao Produto Interno Bruto (PIB) deste ano (em torno de 7,5%), como, também, pelo otimismo da população, aumento do número de empregos e bons prognósticos para um futuro breve.
Relatório feito pelo instituto Brookings avalia que a conservação do desempenho da economia será um desafio para o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os tópicos relacionados, diminuição dos gargalos infraestruturais, expansão dos benefícios sociais (Bolsa-Família, por exemplo) e arrefecimento do peso da carga de tributos.
Com todos esses indicativos o Brookings consente não ser nada fácil e que desvendar uma solução para solucionar cada impasse será o grande desafio do novo governo. Mesmo com a forte demanda da China pelas commodities (soja e milho, por exemplo), o instituto acredita que em algum tempo, provavelmente em meia década, o atual cenário econômico será menos sentido.
Analistas responsáveis pelo relatório, segundo a Folha Online, acreditam que o país corre o risco de contrair superaquecimento econômico devido às pressões ao caixa do governo por causa da ampliação dos auxílios sociais.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?