ICS apresentou Queda em Setembro de 2010



No universo da economia brasileira existem “N” índices e indicadores que apuram os mais variados números para traçar as bases e os perfis da economia nacional. Desde os inúmeros índices inflacionários até os indicadores de tendência e comportamento que visam definir as tendências de administração de cada setor. E dentre os inúmeros indicadores existentes está o ICSÍndice de Confiança de Serviços – pesquisado e calculado pela Fundação Getúlio Vargas e que dá uma amostragem do nível de confiança dos empresários do setor de serviços.

Utilizando-se de uma escala que vai de 0 a 200 pontos e baseando-se em pesquisas feitas diretamente com empresas do setor e sendo composto por dois subindicadores, o ICS pretende dar uma amostra do nível de confiança do setor na economia e nos negócios e na apuração realizada para o mês de Setembro apresentou uma queda de 1,1% na confiança e bom humor dos empresários. De acordo com a metodologia utilizada resultados apurados abaixo dos 100 pontos são considerados negativos e resultados próximos dos 200 pontos são positivos. Em Agosto o resultado atingiu os 134,8 pontos e no mês de Setembro caiu para 133,3 pontos.



A pesquisa abrangeu 2.165 empresas que avaliaram a demanda atual da seguinte forma: 22,9% avaliaram a demanda de negócios forte e 12,1% a consideraram fraca. Outro dado interessante foi à perspectiva para o futuro nos próximos seis meses. Aqueles que acreditavam na melhora dos negócios neste período caíram de 52,1% para 49,7%.

Por Mauro Câmara



Fonte: Economia IG

Leia também:  Inflação pode superar teto da meta em 2014 no Brasil

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *