O cenário econômico brasileiro apresenta terreno fértil para investimentos a partir de empresas estrangeiras. O caso mais recente, ainda a ser confirmado, é o da Portucel, maior produtora europeia de celulose e fibra curta, que está tencionada a edificar uma de suas unidades no Estado de Mato Grosso do Sul.
Andre Puccinelli, governador reeleito de MS, revelou que a companhia já teria até delineado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um plano de desenvolvimento. De acordo com a agência de notícias Reuters, José Honório, presidente-executivo da empresa, teria entrado em contato com o político (Puccinelli) na semana passada. Apesar disso, de nenhuma das partes há confirmação oficial e muito menos do banco, que revela informações somente quando há empréstimos já aprovados.
A matéria-fonte deste artigo indica que Mato Grosso do Sul tornou-se, nos últimos anos, um primordial polo produtor de celulose. Em Três Lagoas, por exemplo, está situada a maior unidade de linha única da Fibria, empresa com robusta presença no mercado global de produtos florestais, com capacidade produtiva de 1,3 milhão de toneladas anuais.
Na cidade anteriormente citada a primeira fábrica da Eldorado Celulose está em processo de construção, a qual integra um dos donos do frigorífico JBS, que juntamente à Friboi é considerado o maior exportador de carne bovina do mundo.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?