Economia – Grande Tensão entre Nações – Desvalorização de moedas

Com temores de uma nova crise econômica, se não como a vigente entre 2008 e 2009, autoridades políticas e monetárias internacionais tem procurado adotar medidas para extirpar qualquer possibilidade nesse sentido e nutrir, em contrapartida, bom desempenho econômico entre os países. Henrique Meirelles, presidente do Banco Central brasileiro, por exemplo, está bem atento a movimentos dos Estados Unidos, o qual enxerga como benéfica aos norte-americanos, porém prejudiciais às economias emergentes.

Leia mais: Estados Unidos – Preocupações com Desequilíbrio Econômico

Guido Mantega, ministro da Fazenda, relacionou na semana passada existir uma guerra cambial em nível internacional, discurso dissonante das pretensões e análises exprimidas por Robert Zoellick, presidente do Banco Mundial, que afirmou na última segunda-feira, 4 de outubro, não aguardar impasses de câmbio globais.

Apesar desse pensamento, segundo o portal de Economia Terra Zoellick observa, sim, elevação das tensões entre as nações na medida em que buscam angariar vantagem competitiva a partir da desvalorização de suas moedas.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies