A desvalorização do dólar ante o real é motivo de preocupação de políticos, autoridades e especialistas. Alguns afirmam possibilidades de surgimento de bolhas econômicas, embora Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, afirme que o país possui todas as ferramentas necessárias para conter excessos.
Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), indica que a nação precisa fazer sua parte para atalhar os exageros na valorização do câmbio. Para ele, o robustecimento do real é proveniente do atual cenário de desenvolvimento e captação de capitais estrangeiros, algo que tem de ser aparelhado por meio de instrumentos clássicos, entre os quais a aquisição de reservas.
Segundo Coutinho, apesar de existir a deterioração da conta corrente, a tendência descrita anteriormente pode acarretar numa valorização do câmbio durante um período extenso. Em reportagem veiculada pelo portal de notícias G1, afirma que a situação internacional também tem contribuído para o ambiente, pois existem expectativas de que os juros norte-americanos permaneçam em níveis baixos e a moeda chinesa, por outro lado, continuidade no exercício de pressões ante as nações de câmbio maleável.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?