Brasil procura conter a desvalorização do Dólar



A desvalorização do dólar ante o real é motivo de preocupação de políticos, autoridades e especialistas. Alguns afirmam possibilidades de surgimento de bolhas econômicas, embora Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, afirme que o país possui todas as ferramentas necessárias para conter excessos.

Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), indica que a nação precisa fazer sua parte para atalhar os exageros na valorização do câmbio. Para ele, o robustecimento do real é proveniente do atual cenário de desenvolvimento e captação de capitais estrangeiros, algo que tem de ser aparelhado por meio de instrumentos clássicos, entre os quais a aquisição de reservas.



Segundo Coutinho, apesar de existir a deterioração da conta corrente, a tendência descrita anteriormente pode acarretar numa valorização do câmbio durante um período extenso. Em reportagem veiculada pelo portal de notícias G1, afirma que a situação internacional também tem contribuído para o ambiente, pois existem expectativas de que os juros norte-americanos permaneçam em níveis baixos e a moeda chinesa, por outro lado, continuidade no exercício de pressões ante as nações de câmbio maleável.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Leia também:  Consumerização em tecnologia pode aumentar lucro de empresas

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *