Redução na Inflação – Estimativas para 2010



Apesar da tendência que vem se verificando nas últimas semanas de aceleração de alguns índices inflacionários, principalmente puxados pelo preço dos alimentos, o Banco Central reduziu a previsão de inflação para o ano de 2010 em seu Relatório Trimestral de Inflação. Pelas projeções do BC o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) teve sua estimativa para este ano reduzida de 5,4% para 5%.

O Relatório Trimestral do BC contempla uma série de projeções sobre a inflação para os próximos dois anos levando em conta a manutenção da taxa de câmbio na faixa de R$ 1,75. Atualmente esta é uma grande preocupação do governo em face da queda de valor do dólar que vem ocorrendo nos últimos dias e também da permanência da taxa de juros básicos da economia (taxa Selic) em 10,75% ao ano.



Com o centro da meta inflacionária prevista para os anos de 2010, 2011 e 2012 em 4,50%, podendo ocorrer à variação tanto para cima ou para baixo de dois pontos, as previsões para o acumulado de doze meses para o primeiro trimestre de 2011 ficou em 4,4% assim como para os doze meses a se encerrarem no segundo trimestre. Já para ao terceiro trimestre de 2011 a projeção ficou em 4,7%. Para o ano de 2011 a estimativa do IPCA caiu da faixa de 5% para 4,6%.

Projeções feitas dentro de um cenário favorável de controle dos níveis inflacionários que deverão manter a atual tendência de aceleração em patamares razoáveis dentro da meta oficial estabelecida e que com certeza dependerá também da evolução do câmbio nos próximos meses.



Por Mauro Câmara

Fonte: Economia IG

Leia também:  OCDE - Economia está estável em alguns países

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *