INCC-M – Inflação da Construção Civil apresentou Queda em Setembro de 2010



Com período de coleta entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência, o INCC-M (Índice Nacional do Custo da Construção Civil – Mercado) que aponta a inflação referente à construção civil no país registrou no mês de Setembro uma alta menor em comparação com o índice registrado no mês anterior. Em Setembro este indicador teve alta de 0,20%, ficando abaixo do que foi apurado no mês de Agosto quando a aceleração dos preços foi de 0,22%. O resultado para os nove primeiros meses do ano já registra 6,40% e o acumulado nos últimos doze meses está na faixa de 6,94%.

Este indicador faz parte do conjunto de índices que formam um outro indicador de inflação igualmente importante no cenário da economia nacional, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) que calcula o reajuste dos aluguéis e o INCC-M representa no universo do IGP-M 10% do total. Mesmo tendo apresentado um recuo no mês de Setembro isto não foi o suficiente para desacelerar o IGP-M, pois a inflação do aluguel avançou se constituindo na maior para o mês de Setembro desde a apuração do mesmo mês em 2007.



Conforme a FGV (Fundação Getúlio Vargas) os materiais que apresentaram maiores quedas foram vergalhões e arames (decresceram 0,76%), tinta a base de PVA (menos 2,10%) e massa corrida PVA (preços 0,87% menores). Já os que mais subiram no período foram: tijolo/telha (1,52%), condutores elétricos (4,06%) e tubos e conexões PVC (2,33%).      

Por Mauro Câmara



Fonte: Economia IG

Leia também:  Clínicas de Estética - Faturamento em 2010

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *