Alta nos Salários – Riscos de aumento nos Preços



A expansão empregatícia deverá seguir a mesma tendência no segundo bimestre, embora em menor volume, como aquela que ocorreu nos seis primeiros meses de 2010. A alta registrada no salário médio da população também tem crescido, porém, Carlos Hamilton de Araújo, diretor de política econômica do Banco Central, asseverou que elevações abrasadoras de remunerações podem implicar riscos de aumento nos preços.

Segundo Araújo, é importante que os reajustem aconteçam no mesmo patamar dos ganhos de produtividade. Mesmo com essa advertência, deixou de afirmar se esse fato já se configura na atualidade e disse que o BC não possui medidas para balizar os rendimentos produtivos.



Embora tenha indicado essa possibilidade, ponderou ser importante o aumento salarial para a economia do país e para o bem-estar de cada cidadão. Em reportagem veiculada pelo Estadão, sopesou que existe risco de alta inflacionária no curto prazo, sobretudo se relacionados os preços dos alimentos.

O diretor avaliou que a respeito de haver inúmeras dúvidas nos cenários doméstico e externo, o ambiente do Banco Central é de compatibilização da inflação para o índice capital da meta. Caso não haja convergência, alega que a política monetária precisa agir para assegurar o objetivo.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Banco do Brasil - Crescimento na Carteira de Crédito Imobiliário

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *