Economistas e empresários estão sempre atentos aos movimentos do mercado para, assim, poderem analisar dados e investir com bases em prognósticos concretos. Relatório Focus enunciado pelo Banco Central no primeiro dia útil desta semana propalou breve ajuste à inflação do país para 2010, bem como ao ambiente do ano que vem.
A estimativa calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou dos anteriores 5,01%, constatado na semana passada, para novos, 5,05% a este ano. A 2011, por outro lado, a perspectiva recuou de 4,95% para 4,94%. De acordo com a agência de notícias Reuters, a meta inflacionária tem centro de 4,50% e margem de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A estimativa para a Selic, taxa básica de juros da economia, manteve-se estável para 2010 em 10,75% e para 2011 em 11,75%. A avaliação de crescimento econômico avançou novamente. Na semana passada o índice conjeturado foi de 7,47%, agora, diferentemente, 7,53%. Para o ano que vem, entretanto, a expectativa manteve-se a mesma, com expansão de 4,5%.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?