Inflação em São Paulo – Índice em elevação



São Paulo é com toda certeza o coração financeiro do Brasil e sua pulsação, de uma forma ou de outra, acaba ditando o ritmo da vida brasileira em muitos setores e aspectos, principalmente no que se refere à economia. E como não poderia deixar de ser neste momento em que todos os indicadores apontam para uma tendência de aceleração dos preços, por enquanto ainda dentro das margens de meta oficial inflacionária, a inflação da cidade de São Paulo parece ditar este ritmo apresentando uma subida no IPC-FIPE (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o índice que mede a inflação na cidade de São Paulo.

O índice apurado na terceira quadrissemana do mês de Setembro chegou a 0,35%, quando na segunda quadrissemana havia ficado na faixa de 0,21%. O IPC-FIPE é composto por sete grupos de itens dos quais são pesquisadas as variações de preços dentro dos períodos do mês. Neste universo apenas os grupos transportes e educação registraram diminuição no ritmo dos preços. Os cinco grupos restantes registraram aumento de preço, sendo que o grupo que mais contribuiu para que o índice atingisse este patamar, foi o grupo alimentação tendo sua alta nesta terceira prévia ficado na casa de 1%, quando na prévia semanal anterior o aumento registrado foi de 0,42%. Os outros itens que contribuíram com seus aumentos para a elevação do IPC-FIPE foram: habitação (0,31%), despesas pessoais (-0,08%), saúde (0,23%) e vestuário (0,44%).



Resta agora aguardar para verificar se esta subida de preços é algo eventual ou reflete realmente uma tendência que persistirá para os próximos meses.

Por Mauro Câmara



Leia também:  Cisco anuncia Criação de um Centro de Inovação no Rio de Janeiro

Fonte: Economia IG

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *