Porto de Santos – Recorde de Cargas Transportadas – Agosto de 2010



Viajar a barco remete a tempos antigos, exceto as luxuosas viagens de cruzeiro, recorridas todos os anos pelos brasileiros como uma maneira de adotar passeio diferenciado. Se o turismo por mar comporta uma parcela ainda mediana ante o transporte aéreo, as cargas transportadas por meio dos oceanos ainda comportam bons números.

O Porto de Santos, um dos principais do país, conseguiu, pela primeira vez, movimentar 9,41 milhões de toneladas num mês, especificamente em agosto. Pedro Brito, ministro da Secretaria Especial dos Portos, avalia que o volume registrado foi superior em 13,4% perante a constatação obtida em julho. No acumulado anual, revela reportagem do Estadão, a soma chega a 62,88 milhões de toneladas, acima em 17,4% ante o período igual de 2009.



Brito avalia que até o final deste ano 95 milhões de toneladas serão movimentadas pelo Porto de Santos e outras 100 milhões em 2011. Os embarques do açúcar foram significativos de acordo com o levantamento, pois mais de 12,5 milhões de toneladas foram contabilizadas entre janeiro e agosto, superior em quase 20% aos resultados conquistados nos oitos meses iniciais de 2009. Para o ministro, o local na baixada santista é aquele que tem a maior capacidade instalada do mundo para o transporte dessa cultura.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Leia também:  Taxas de juros fecharam o dia 11 de fevereiro em alta devido ao dólar

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *