Micro e Pequenas Empresas – Alta na busca de Crédito – Agosto de 2010



O aumento do acesso ao crédito é um dos pontos capitais, na atualidade, para a avaliação do desempenho da economia brasileira. Em agosto, o número de empresas que buscou mais crédito ascendeu 5,5% em comparação a julho, percentual puxado, sobretudo, pelas micro e pequenas empresas, que visam a comercialização de produtos para o feriado de 12 de outubro (Dia das Crianças).

De acordo com a Serasa Experian, empresa de análise de crédito, essas empresas apresentaram aumento na procura por crédito de 5,8% no mês passado em confronto a julho. Além da data comemorativa voltada às crianças, houve o Dia dos Pais, em agosto, que também estimulou a mesma busca.



As empresas atuantes no segmento de serviços obtiveram desempenho acentuado, 6,2% em agosto ante o mês imediatamente anterior, enquanto as empresas industriais, por outro lado, apresentaram acréscimo de 4,1%. Segundo o portal R7, a Serasa assinala que o efeito positivo ratifica a constatação de crescimento mais célere no terceiro trimestre de 2010 depois do arrefecimento contabilizado no período anterior.

No confronto anual o índice chega a ser maior, de 8,2% ante agosto de 2009. No acumulado do ano a procura é superior em 7,7% em comparação ao período similar do ano passado.



As médias empresas conseguiram alta de 0,7% em agosto ante julho na busca pelo já citado crédito, enquanto as grandes empresas, diferentemente, singelos 0,3%, mas 11,1% no acumulado entre janeiro e o mês passado em detrimento ao período igual de 2009.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Brasil - Exportações em 2010

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *