O aumento da inadimplência é uma situação já há muito aguardada pelos especialistas quando o esperado arrefecimento da economia, no segundo semestre deste ano, viesse à tona. Em compensação, o volume de cheques sem fundo diminuiu 4,17% em agosto ante julho.
A Equifax, processadora de informações utilizadas na apreciação de risco de crédito, informou que 1,536 milhão de cheques foram devolvidos no oitavo mês de 2010, 22,79% inferior ao volume contabilizado no período similar de 2009. Além dessa constatação, a empresa abaliza que o número desses documentos sem fundo, de agosto, é o mais raso desde janeiro de 2004, situação a qual a série histórica teve início.
Alcides Leite, consultor da empresa, confere o desenvolvimento da atividade econômica brasileira como fator incisivo ao baque nos cheques devolvidos, juntamente ao aumento do volume de crédito disponível ao consumo e o incremento da renda familiar.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Fonte: G1
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?