Micro e Pequenas Empresas – Linhas de Crédito



Acesso ao crédito. Certamente, inclusive neste espaço, essas três palavrinhas combinadas já foram escutadas por boa parte da população antenada aos meios de comunicação, seja TV, rádio, revista ou jornal impressos. A população, aliás, percebe isso na prática, pois são inúmeras as lojas, físicas ou virtuais, com opções de financiamento cada vez mais facilitadas.

Na contramão da tendência dos consumidores, estudo divulgado recentemente pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) revela que pequenas e médias empresas pouco têm se apoiado em linhas de crédito para levar seus negócios adiante, sem maiores entraves.



O levantamento assoalha que somente 26% das 1,2 mil empresas com dificuldades de obter crédito admitem problemas no empreendimento. José Luiz Rossi Júnior, pesquisador do instituto, ressalta existir poucas opções e que nem todos os negócios são qualificados para contraírem benefícios provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Há instituições financeiras inclinadas em oferecer créditos, segundo a Folha UOL, porém a taxas que em alguns casos extrapolam 2%, sopesadas elevadas. Por outro lado, quando existe bom relacionamento entre os bancos, prazos mais rentáveis e alíquotas de juros são possíveis.



Rossi Júnior acredita que se mais linhas de crédito exclusivas ao setor fossem disponibilizadas em maior número, melhores seriam as oportunidades de crescimento das micro e pequenas empresas.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Empresas - Problemas para desenvolver a Inovação

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *