O incentivo às compras tem vários momentos todos os anos, sobretudo se relacionado às principais datas comemorativas, entre elas Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. O consumidor brasileiro geralmente quer conferir a parentes e amigos mimos e presentes que satisfaçam o presenteado.
Outro evento neste ano fez a população tupiniquim, bem como a mundial, gastar mais um pouquinho: Copa do Mundo. A inadimplência, consequentemente, conseguiu se armar e registrou alta de 11,5% em agosto ante o mês igual de 2009. De acordo com a Serasa Experian, essa é a maior elevação diagnosticada a esses 31 dias desde 2005.
Para a empresa, com o advento da Copa na África no Sul o brasileiro aproveitou para adquirir produtos de valores mais elevados que, somados a outras dívidas já contraídas, teve dificuldades em honrar seus compromissos.
Em confronto a julho deste ano a inadimplência registrou ascensão de 1,8% e outros 0,2% se considerado o acumulado anual ante o período similar de 2009.
Apesar dessa constatação, indicam economistas da Serasa por meio da agência de notícias Reuters, o reaquecimento econômico no terceiro trimestre deste ano, a ininterrupção da criação de empregos e o aumento da massa salarial contribuirão para a diminuição da inadimplência.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?